RIBEIRÃO PIRES REDUZ O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA COM A GUARDA CIVIL

Posted: 26 Jan 2019

Informação divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo indica que, desde 2017, o município reduziu roubos e furtos
Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Paulo indicam que, pelo segundo ano consecutivo, seguem em queda os índices de roubo e furto na Estância Turística de Ribeirão Pires. No comparativo entre 2016 e 2018, a cidade apresentou queda de 34,4% nos índices de furto, e redução de 32,9% nos registros de roubo. No mesmo período, houve queda de 22,9% no índice de furto e roubo de veículos no município
“Estamos investindo na valorização de nossa Guarda Civil Municipal, entregando novos equipamentos e melhores condições de trabalho. Além disso, a GCM e nossa Secretaria de Segurança Pública atua em ações integradas com as polícias Civil e Militar. Essas são medidas que estão apresentando resultados positivos no combate à violência. Seguiremos trabalhando para reduzir ainda mais as ocorrências em nossa cidade”, disse o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.
Dentre os investimentos realizados pela Prefeitura está o aumento de câmeras de segurança. No total, 40 equipamentos monitoram vias da cidade, além do Mirante Santo Antônio, um dos mais importantes pontos turísticos da Estância. O sistema é um importante reforço para as forças de segurança na prevenção de delitos, bem como na identificação de suspeitos, dando suporte às investigações da Polícia Civil.
“Sabemos que a segurança é uma preocupação de toda a comunidade e temos capacitado, estruturado e investido no setor para melhorar a qualidade do serviço, além de promover integrações com as GCMs e polícias de toda a região, aumentando a segurança e diminuindo os índices de criminalidade”, afirma o secretário de Segurança Urbana do município, coronel José Luis Martins Navarro.
“Nosso efetivo possui profissionais capacitados, que são exemplos para diversas corporações na região. Temos investido na qualificação e valorização da Guarda Civil Municipal para melhorarmos o atendimento à população, fortalecendo a segurança no município”, conclui Navarro.
Valorização do efetivo – Em setembro do ano passado, a Prefeitura de Ribeirão Pires reformulou o Plano de Cargos, Salários e Carreiras, aplicando, na prática, a valorização dos Guardas Civis Municipais, prevista pelo Estatuto da categoria por Lei Municipal de 2016 (6.093/16).
GCMs admitidos até 2008 (1ª Classe), entre 2009 e 2010 (2ª Classe), e após 2010 (3ª Classe) terão progressão na carreira, com impacto no salário. Também está estipulado valor salarial para a chamada Classe Distinta – cargos destinados a profissionais que sejam aprovados em concurso interno, considerando aptidões teóricas e técnicas para o exercício da função. Serão contemplados, inicialmente, cerca de 100 Guardas Civis.
Em julho do mesmo ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Urbana do município, e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade (ACIARP) assinaram convênio que formaliza a atividade complementar conveniada a ser executada pelos efetivos da GCM. Com limite máximo de 80 horas, a medida garante reforço da segurança por profissionais qualificados na cidade, além de valorizar o efetivo da Guarda.
Investimentos – Dentre os investimentos realizados pela Prefeitura no setor da Segurança está a conclusão da habilitação de 40 GCMs para manuseio de pistola 380, habilitação de 15 GCMs para manuseio de pistola calibre 12 e curso de aperfeiçoamento profissional para todo o efetivo.
Em março de 2018, a SSU do município recebeu a doação de uma viatura Duster pela CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos. Entre as novas aquisições já realizadas pela Prefeitura para a melhoria do efetivo estão 260 uniformes, 16 uniformes camuflados, 8 coletes balísticos para GCM Canil, 200 pares de calçados, 40 pistolas 380, 1.560 munições calibre 38, além da doação de dois cães para o Canil da GCM, 3 armas calibre 12, entre outras ações.

http://amigosdaguardacivil.blogspot.com/2019/01/por-dois-anos-consecutivos-ribeirao.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *