Psicólogos criam chapa para combater o ativismo político no Conselho Federal

Os psicólogos querem resgatar a psicologia “apartidária” e “ética”, contra a militância que existe atualmente nos conselhos da categoria

Eles fazem parte do “Movimento Psicólogos em Ação” (MPA), um grupo de profissionais espalhados por várias regiões do Brasil que se uniram contra o aparelhamento ideológico na psicologia. Continua depois da publicidadeSão psicólogos que afirmam querer resgatar a psicologia do ativismo político, tornando ela “apartidária” e “ética”, como deve ser a ciência.

“O #MPA é um movimento que preza pelo Código de Ética da Psicologia, por isso entende que os psicólogos devem cumpri-lo com integridade. Ser apartidário não é ser apolítico, pois o #MPA tem propostas para valorizar a profissão no cenário nacional para TODOS os psicólogos, mas para isso é preciso desaparelhar o sistema com a máxima urgência”, diz a descrição do grupo em seu canal no Youtube.

A psicóloga Rosângela Justino, uma das líderes do MPA, gravou um vídeo falando sobre a criação da chapa do movimento para concorrer a gestão do Conselho Federal de Psicologia (CFP). A eleição será entre os dias 23 e 27 de agosto. Os psicólogos com CRP ativo deverão se inscrever no site do CFP (aqui) para votar online.

“Nós temos observado que o Conselho de Psicologia vem induzindo pessoas a convicções políticas, e isso é contra o Código de Ética profissional”, disse ela. “O nosso presidente, do Conselho de Psicologia, foi apoiar o [Nicolás] Maduro… foi lá na Venezuela apoiar o governo ditador” (veja aqui).

Justino também denunciou a militância LGBT dentro dos conselhos de psicologia, a qual tem promovido a ideologia de gênero e rejeitado a existência de pessoas ex-homossexuais/transexuais, bem como a possibilidade de mudança de orientação sexual.

O número da chapa do Movimento Psicólogos em Ação é 24, para o Conselho Federal, além de 13 no Rio de Janeiro e 14 para o Distrito Federal, ambos regionais. Abaixo, segue alguns informativos sobre o movimento e parte dos integrantes que compõem a chapa nesse ano. A página do MPA também pode ser acessada aqui.

Movimento Psicólogos em Ação
Propostas do Movimento Psicólogos em Ação

https://www.opiniaocritica.com.br/noticia/369/psicologos-criam-chapa-para-combater-o-ativismo-politico-no-conselho-federal

SANTANA

SANTANA - Jornalista e Bacharel em Ciência Política

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram