Piada.. Venezuela assume Conferência de Desarmamento da ONU

EUA, Brasil e países do Grupo de Lima abandonaram o fórum em protesto.

A Venezuela assumiu nesta terça-feira (28) a Conferência de Desarmamento, um fórum internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) que se reúne em Genebra. Depois que o país assumiu a presidência rotativa da entidade, Estados Unidos, Brasil e países do Grupo de Lima decidiram não participar da reunião.

O embaixador dos EUA, Robert Wood, afirmou que as decisões no fórum não terão legitimidade, já que é um “regime ilegítimo” que assumiu a presidência, deixando a sala de reunião imediatamente depois que o embaixador da Venezuela na ONU, Jorge Valero, começou a discursar.

“Independente do que falarem ali, o que decidirem, não tem absolutamente nenhuma legitimidade porque é um regime ilegítimo que preside este fórum”, afirmou, em referência ao governo do presidente Nicolás Maduro.

A decisão de deixar a Conferência do Desarmamento teve também o apoio do Brasil, que em nota disse que enquanto a presidência for venezuelana não participará do fórum, já que o atual mandato de Maduro não foi “obtido por meio de processo eleitoral livre, justo e transparente”.

O boicote também foi acompanhado por Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Guatemala, Honduras, Paraguai e Peru. Esses países fazem parte do grupo de 51 nações que reconheceu o líder da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como presidente interino.

“Um representante de Juan Guaidó, o presidente interino, deveria estar neste fórum, deveria estar sentado na cadeira agora mesmo”, comentou o embaixador americano.

A Conferência já foi um órgão chave na ONU, pois discutia as negociações de acordos de controles de armas, mas nos últimos anos divergências diplomáticas impediram o avanço de negociações.

https://www.gospelprime.com.br/venezuela-assume-conferencia-de-desarmamento-da-onu/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=gospelprime&fbclid=IwAR3cdV-IOelbvkTdawuuT8HCD3KSGdY5goErg5BIEoxWUT-_eQlEb-tRXR4

SANTANA

SANTANA - Jornalista e Bacharel em Ciência Política

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *