Confira as 5 motos mais potentes do mundo atualmente

Poucas coisas chamam tanto a atenção como uma moto potente, não é verdade? Seja pela beleza, robustez ou pelo ronco do motor, essas máquinas atraem olhares e ganham admiração por onde passam.

Sonho de consumo de muitos motociclistas, as motos de alta cilindrada estão se tornando cada vez mais populares no Brasil. É por essa razão que os profissionais reparadores precisam estar atentos a esse cenário, buscando a capacitação adequada para lidar com essa demanda.

Enquanto isso, que tal conhecer as 5 motos mais potentes do mundo atualmente? Confira!

1. Kawasaki Ninja H2R

A empresa japonesa atinge o seu ápice em motos esportivas com a Ninja H2R. Lançado em 2015, este modelo vem equipado com um motor de 4 cilindros de 1000cc, que desenvolve até 326 cavalos de potência. O resultado disso é que ela pode atingir a impressionante marca de 400 km/h!

Sua carenagem também influencia na performance, com detalhes que ajudam a garantir a aderência e a pressão aerodinâmica, adequadas para altas velocidades. No entanto, toda a adrenalina proporcionada pela Ninja H2R só pode ser sentida em circuitos fechados, já que o modelo não é homologado para rodar em vias públicas.

2. MV Agusta F4 RR

Essa é para quem gosta de tecnologia a bordo. Na nova versão da consagrada F4, a montadora italiana aposta pesado em inovações que garantem melhor desempenho e segurança aos motociclistas.

O modelo conta com freios ABS, controle de tração com oito níveis de regulagem, sensores nas duas rodas, e sensor de inércia, além dos sistemas Ride by Wire (acelerador eletrônico) e EAS (troca rápida de marchas). O motor de quatro cilindros de 16 válvulas desenvolve até 200 cavalos de potência e possui torque máximo de 11.3 kgf/m.

3. Suzuki Hayabusa GSX 1300R

Um dos nomes mais lembrados quando o assunto é moto potente, a Hayabusa GSX-1300R não poderia ficar de fora desta lista. O clássico modelo da japonesa Suzuki possui um motor de impressionantes 1300 cilindradas, potência de 197 cavalos e torque máximo de 14,2 kgf/m.

Uma curiosidade é que sua enorme potência acabou por sujeitar a empresa japonesa a fazer um acordo com os demais mercados mundiais, se comprometendo a limitar a velocidade máxima da motocicleta ainda na sua primeira versão, em 1999. Mesmo assim, a Hayabusa GSX-1300R pode atingir tranquilamente os 300 km/h.

4. BMW S1000RR

Desenvolvida para competir no Campeonato Mundial de Superbike, na temporada de 2009, a BMW S1000RR continua sendo uma das motos mais potentes do mundo. Isso se deve ao seu motor 4 cilindros de 16 válvulas, que atinge uma potência máxima de 199 cavalos e torque máximo de 11,52 kgf/m.

Para diferenciar a versão atual da primeira, lançada em 2009, os alemães da BMW fizeram algumas mudanças pontuais no visual da motocicleta, mas sem abrir mão das suas características marcantes. Essas alterações resultaram numa redução de 4 kg no peso total da moto, conferindo-lhe mais desempenho e velocidade.

5. MTT Turbine Superbike Y2K

Detentora do registro de moto mais potente do mundo, no Guinness Book, a Turbine Superbike Y2K foi desenvolvida por uma empresa fabricante de turbinas de alto rendimento. Para conseguir ultrapassar a casa dos 400 km/h, a MTT (Marine Turbine Technologies) equipou essa máquina com turbinas capazes de entregar até 320 cavalos de potência!

Essa é uma moto tão exclusiva que, desde seu lançamento em 2000, são vendidas ao público apenas cinco unidades por ano, cobrando uma quantia que está em torno de 150 mil dólares.

Apesar de serem desejadas por muitos, as motos potentes de alta cilindrada exigem alguns cuidados especiais por parte dos motociclistas.

Antes mesmo de adquirir uma dessas, o primeiro passo é se certificar de que possui a experiência e habilidade necessárias para pilotá-las, já que sua potência torna a pilotagem bem diferente de quando falamos de uma tradicional 125cc, por exemplo.

Quanto à manutenção, é fundamental seguir as recomendações do manual do fabricante no que diz respeito ao tipo de combustível e de óleo, além de acompanhar, corretamente, o calendário de revisões.

Agora que você já está por dentro das 5 motos mais potentes, compartilhe este post em suas redes sociais e permita que os seus amigos também conheçam essas máquinas incríveis do universo duas rodas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *