Carro de luxo doado ao Papa e leiloado vira ajuda para famílias no Iraque

Dois projetos dedicados à Virgem Maria estão ajudando a reconstruir a vida de quem tinha sido expulso de casa pelo Estado Islâmico

Em novembro de 2017, o Papa Francisco ganhou de presente um Lamborghini Huracán, veículo de luxo italiano, e determinou que o carro fosse leiloado para que os recursos se destinassem a projetos de ajuda no Iraque e na África.

No leilão, realizado em maio de 2018, foram obtidos 715 mil euros, cerca de 3 milhões de reais em valores de hoje:

  • 70% foi repassado à Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre(ACN, pela sigla em inglês adotada mundialmente), a fim de ser empregado em ajuda às famílias cristãs no Iraque.
  • Os 30% restantes foram divididos entre as organizações Amici per il Centrafrica Onlus, Associação Comunidade Papa João XXIII e Groupe Internacional Chirurgiens Amis de la Main (GICAM), que coordenam projetos em favor das pessoas pobres em várias regiões do mundo, com ênfase na África.

Resultados

A parte destinada à ACN está financiando agora dois projetos de apoio às famílias cristãs e de outras minorias religiosas que finalmente voltaram para casa, na Planície de Nínive, norte do Iraque, após a expulsão do Estado Islâmico.

Serão usados 200 mil euros para reconstruir um jardim de infância e um centro paroquial multiuso na localidade de Bashiqa, nas proximidades de Mossul. Ambas as estruturas já existiam e eram de grande utilidade para os moradores locais, mas foram destruídasdurante a invasão dos jihadistas. Os dois projetos trazem o nome da Virgem Maria.

Tem sido decisivo o apoio da ACN ao restabelecimento das comunidades cristãs no Iraque após o horror assassino do Estado Islâmico. Por enquanto, retornaram cerca de 46% das famílias que viviam na região em 2014 e foram reconstruídas 41% das 14.035 casas destruídas ou danificadas pelos terroristas. Os números são da própria fundação pontifícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *